Como citado no texto acima, existem basicamente dois tipos de clareamento:
O clareamento caseiro e o clareamento a laser
O clareamento caseiro: Consiste na aplicação de um gel clareador através de uma moldeira de silicone personalizada, confeccionada pelo profissional cirurgião-dentista através de um molde realizado no paciente. Esta moldeira utiliza-se em casa, colocando-a sobre as arcadas, por um período mínimo de 2 horas por dia O tempo total de duração do tratamento depende da tonalidade dos dentes de cada paciente, mas em média, após quatro semanas tem-se o resultado esperado.
O clareamento a laser: Este tipo de procedimento é realizado no consultório odontológico, onde o gel clareador é ativado com a ajuda de uma luz ( laser ), potencializando o efeito deste gel sobre os pigmentos presentes na superfície dental. Normalmente com duas sessões, com intervalo mínimo de uma semana entre elas, é o suficiente para obter os resultados. Entretanto, em algumas situações podem ser necessárias sessões adicionais, sobretudo em dentes que apresentam-se com pigmentações mais intensas.
Normalmente os dentes que apresentam a tonalidade voltada para o amarelo respondem melhor à técnica do clareamento quando comparado com dentes cinzas ou marrons.